Jejum, Sabedoria Ancestral

Vivemos mergulhados nas emoções uns dos outros, sejam nas alegrias ou no corpo de dor! Nada melhor que um dia de jejum com líquidos, frutas e meditação para nos apoiar nos dias de hoje a nos limparmos dessa poluição de energia emocional. A poluição de energia emocional é sentida por todos na forma de stress, peso nos ombros, dores de cabeça, sensação de cansaço, ou de vazio no peito, as síndromes e toda espécie de mal estar.
Outra forma de purificação, nem sempre acessível a todos, é um tempo diante do fogo de uma lareira ou fogueira, o fogo tem alto poder de purificação, mas estamos cada dia mais distantes deste meio de purificação quando deixamos de cozinhar nosso alimento ou utilizamos micro-ondas.
O jejum, praticado pelos nossos avós como forma de “penitencia”, trata-se de um meio sábio, e acessível,  de purificação sutilizando todos os nossos corpos; desde o corpo físico aos mais sutis.

Sou praticante do jejum de líquidos semanal já a alguns anos, no início praticava nos sábados ou domingos, dia escolhido porque conseguia ficar mais em descanso e em estado de auto-observação, sem nenhuma outra atividade externa.

Hoje percebo maior facilidade na prática, sinto cada vez menor a necessidade do líquido, e das frutas, e já posso praticar seguindo minhas atividades cotidianas normalmente. Sinto o reflexo da prática diretamente em meu trabalho; e em meu o estado de Presença no agora, sendo que a lucidez, intuição e criatividade se ampliam.

Sendo que é ainda melhor quando conseguimos unir a experiência, descanso, meditação, fogo, mantras, e natureza, afinal somos parte da natureza e quando voltamos a elas nos reconectamos a nossa Origem.
Mas assim como a própria pratica da respiração consciente de energia (o Renascimento), o jejum não pode ser explicado ou entendido, é algo a ser experimentado em seus benefícios.
Se sua mente ao ler esse texto lhe diz eu “já sabia disso”, então eu te digo saia do grupo da maioria que sabe muito e pouco faz, experimente!

“Seja a mudança que você quer ver no mundo! ” (Mahatma Gandhi)
“Purificado e Tranquilo a Vida enfrento!” (Suryavan Solar)
“Nós podemos escolher a ignorância ou a sabedoria. Escolher a ignorância traz miséria e morte. Escolher a sabedoria traz purificação e prazer e alívio pessoal. Aqueles atos que estão em harmonia com a nossa natureza divina usualmente fazem nos sentirmos bem e mais vivos. Alguns atos fazem nos sentirmos bem quando os estamos praticando, mas produzem efeitos ruins mais tarde. Saber quais são quais, é sabedoria!” ( Leonard Orr)

Compartilhe: